quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A afetividade e a autoestima na relação pedagógica

A afetividade e a autoestima na relaçã
-->
A afetividade e a autoestima na relação pedagógica

Na atualidade, ao meu ver, o foco central da ação pedagógica da parte de muitos educadores se restringe ainda muito em desenvolver ou buscar em seus educandos o conhecimento meramente intelectual,deixando de cultivar em seu alunos a autoestima e atitudes positivas que por sua vez são construtoras de uma vida humana equilibrada. Nesse sentido, o homem está buscando incessantemente a autoconfiança. Porém, segundo Wong, a autoconfiança só se adquire por meio de autoconhecimento.

Por outro lado, a educação ainda se encontra muito atrelada no controle das relações pedagógicas deixando de enfatizar a importância da participação, do afeto na ação pedagógica, valorizando o aspecto da colaboração e o trabalho em equipe.

A afetividade é um componente básico do conhecimento e está intimamente ligado ao sensorial e ao intuitivo. A afetividade se manifesta no clima de acolhimento, de empatia, inclinação,desejo,gosto,paixão, de ternura,da compreensão para consigo mesmo, para com os outros e para com o objeto do conhecimento. A afetividade dinamiza as interações, as trocas, a busca,os resultados. Facilita a comunicação, toca os participantes,promove a união. O clima afetivo prende totalmente,envolve plenamente, multiplica as potencialidades. O homem contemporâneo, pela relação tão forte com os meios de comunicação e pela solidão da cidade grande, é muito sensível às formas de comunicação que enfatizam os apelos emocionais afetivos mais do que os racionais”.

O professor que gerencia bem suas emoções confere às suas palavras e gestos clareza,convergência,reforço e , geralmente, o faz de forma tranqüila, sem agredir o outro. O aluno capta claramente a mensagem. Poderá concordar ou não com ela, mas encontra pistas seguras de interpretação e formas de aceitação mais fáceis. O professor equilibrado, aberto, nos encanta.Antes de prestar atenção ao significado das palavras, prestamos atenção aos sinais profundos que nos envia, de que é uma pessoa de bem com a vida, confiante, aberta, positiva,flexível, que se coloca na nossa posição também, que tem capacidade de entender-nos e de discordar, sem aumentar desnecessariamente as barreiras”.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educacao.htm

3 comentários:

Renata Barbosa Dionysio disse...

Adorei o texto !!!
Voce trabalha com Ensino Médio? Estou fazendo um trabalho com audio gostaria que vc olhasse um site e me desse sua opinião.
Meu Nome é Renata Barbosa sou professora de Química formada pela UFRJ e trabalho com ensino fundamental e médio na rede particular do Rio de Janeiro.
Meu e-mail é resi31@Hotmail.com e o site é: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/audio/index.html


Desde já muito Obrigada!
Renata Barbosa

P. disse...

Oi,eu seii que você ganha para dar aula e tals,mais tenho uma dúvida e não consigo resolver um exercicio de quimica.Se voce estiver disposto a me ajudar entre em contato comigo:
paty_h_passos@hotmail.com
Desde já te agradeço
Patricia

alex disse...

olá prof;
sou estudante e cm todo estudante
tenho duvidas pode me ajuda por favor alexanbrosio@bol.com.br obg