terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ESTUDO DO BICO DE BUNZEN E DA CHAMA

Experiência 1

Parte 1: Bico de Bunzen
é um bico de gás,especialmente construído para usos de laboratório, utilizado para aquecimento até temperatura de 800°C, através da combustão do gás.
O bico de bunzen possui na parte inferior uma entrada de gás; na parte média do bico há um anel que controla a entrada de ar que irá alimentar a combustão. Na parte superior forma-se a chama.
Parte 2: Chama
A chama é a combustão de um gás. O fenômeno da combustão ou queima é a reação de uma substância qualquer com oxigênio. Emprega-se no aquecimento, uma mistura de gases (propano e butano) que ao sairem do bico de bunzen, entram em contato com o oxigênio e a presença do calor, faz com que estes gases inflamem. Os gases queimando produzem calor.

Combustível + O2    →   CO2 + H2O + calor

Temos dois tipos de chama no bico de Bunzen: a chama luminosa ( chama amarela ) e a chama não luminosa ( chama azul ).
A chama luminosa é obtida quando o anel está fechado. Neste caso a quantidade de oxigênio é pequena, consequentemente menor será a queima e menor será a quantidade de calor produzida pela chama.
A chama não luminosa é obtida quando o anel está aberto. Neste caso a quantidade de oxigênio é maior; maior será a queima e maior será a quantidade de calor produzida pela chama.
Portanto quando o anel está fechado, a combustão é incompleta e há formação de fuligem ( carbono ). Quando o anel está aberto a combustão é completa e não há formação de fuligem.
A chama não luminosa possui duas regiões principais:
A primeira chamada Zona redutora, está localizada na parte inferior da chama. Nesta Zona quase não há combustão, pois os gases estão misturados e não há oxigênio disponível para a queima. É a Zona menos quente da chama.
A segunda chamada Zona oxidante,está localizada na parte superior da chama. Nesta Zona os gases entram em contato com o oxigênio, ocorrendo então a combustão. É a Zona mais quente da chama.

Parte 3: Procedimento
a) Observe as diferentes partes do bico de gás de laboratório. Para acender o bico de gás, segure um fósforo aceso um pouco acima e ao lado da extremidade do tubo. Abra a torneira de gás. gire lentamente o anel do bico de gás e observe o que acontece com a chama. Quando o anel está fechado e aberto que tipo de chama obteremos ?
b) Abra o anel até obter uma chama com duas zonas distintas. Uma zona interna formada por um cone pronunciado e outra externa. Introduza no cntro do cone uma cápsula de porcelana.
1. O que ocorreu ?
2.Como se denomina esta chama ?
3. A partir das observações iniciais,qual é a finalidade do anel ?
c) Feche o anel. Ligue o gás e acenda o bico de gás, observando o tipo de chama. Com um agarrador, segure uma cápsula de porcelana sobre a chama por uns 20 segundos. Observe a superfície que foi exposta a chama.
1. Explique o que ocorreu.
2. Como se denomina esta chama ?
3. Com esta chama ocorre combustão completa do gás ?
d) Na parte inferior de uma chama não luminosa, introduza um tubo de vidro e aproxime um palito de fósforo aceso na parte superior do tubo. Observe o que acontece. Justifique.
e) Feche o anel. Desligue o gás e introduza no tubo do bico de gás,um plito de fósforo( não usado ) fixado com um alfinete.
Ligue o gás e acenda o bico de gás. Explique o que aconteceu. Justifique.
f) Com uma pinça, desloque o palito de fósforo, lentamente, até o cone superior da chama. O que ocorre ? Justifique.
g) Coloque um palito de madeira numa chama luminosa e não luminosa. Em qual delas o palito queima mais rapidamente ? Porquê ?

Como conclusão do experimento, responder:

1. Porque a zona superior da chama é a mais quente e a zona inferior a menos quente ?
2. Como é que ocorre a formação de uma chama no bico de bunsen ?