quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A afetividade e a autoestima na relação pedagógica

A afetividade e a autoestima na relaçã
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A afetividade e a autoestima na relação pedagógica

Na atualidade, ao meu ver, o foco central da ação pedagógica da parte de muitos educadores se restringe ainda muito em desenvolver ou buscar em seus educandos o conhecimento meramente intelectual,deixando de cultivar em seu alunos a autoestima e atitudes positivas que por sua vez são construtoras de uma vida humana equilibrada. Nesse sentido, o homem está buscando incessantemente a autoconfiança. Porém, segundo Wong, a autoconfiança só se adquire por meio de autoconhecimento.

Por outro lado, a educação ainda se encontra muito atrelada no controle das relações pedagógicas deixando de enfatizar a importância da participação, do afeto na ação pedagógica, valorizando o aspecto da colaboração e o trabalho em equipe.

A afetividade é um componente básico do conhecimento e está intimamente ligado ao sensorial e ao intuitivo. A afetividade se manifesta no clima de acolhimento, de empatia, inclinação,desejo,gosto,paixão, de ternura,da compreensão para consigo mesmo, para com os outros e para com o objeto do conhecimento. A afetividade dinamiza as interações, as trocas, a busca,os resultados. Facilita a comunicação, toca os participantes,promove a união. O clima afetivo prende totalmente,envolve plenamente, multiplica as potencialidades. O homem contemporâneo, pela relação tão forte com os meios de comunicação e pela solidão da cidade grande, é muito sensível às formas de comunicação que enfatizam os apelos emocionais afetivos mais do que os racionais”.

O professor que gerencia bem suas emoções confere às suas palavras e gestos clareza,convergência,reforço e , geralmente, o faz de forma tranqüila, sem agredir o outro. O aluno capta claramente a mensagem. Poderá concordar ou não com ela, mas encontra pistas seguras de interpretação e formas de aceitação mais fáceis. O professor equilibrado, aberto, nos encanta.Antes de prestar atenção ao significado das palavras, prestamos atenção aos sinais profundos que nos envia, de que é uma pessoa de bem com a vida, confiante, aberta, positiva,flexível, que se coloca na nossa posição também, que tem capacidade de entender-nos e de discordar, sem aumentar desnecessariamente as barreiras”.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educacao.htm